WEB RADIO DE RIBEIRÃO BONITO AO VIVO. ISSO É RADIO !!!!!!!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

E o Rio vai se separar da rede




PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva
POR EDUCESAR

WWW.PAPODEBOLA.COM.BR



Como notaram neste domingo, Glenda Kozlowski regressou ao "Esporte Espetacular". E como leram sábado neste PB, ela forma em definitivo o trio do semanal junto com Luciana Ávila e o ontem ausente Luís Ernesto Lacombe (aliás, só Glenda e Luciana juntas pra manterem meu ânimo depois da derrota no futsal). Com isso, Cristiane Dias vai para a edição nacional do "Globo Esporte" e fará participações no "Bom Dia Brasil".

Mas faltou uma parte importante na matéria do GloboEsporte.com e, conforme eu disse que faria, averiguei com pessoas sabedoras do assunto: a partir da próxima segunda, a edição nacional do "GE" será para todo o país, menos SP (Tiago Leifert), MG (Letícia Renna) e... RJ! Sim, pessoas, o Rio de Janeiro também passa a ter um "Globo Esporte" todo regionalizado a partir da próxima segunda, esta com apresentação do Alex Escobar - que, em nível nacional, seguirá no esporte do "Bom Dia Brasil".

E aí, é inevitável lembrar nem digo daqueles "GE" específicos para o Rio quando do caos da chuvarada, mas das duas edições especiais exibidas recentemente só para os cariocas em duas segundas-feiras, quase que totalmente focadas nos quatro grandes clubes cariocas. Já tinham uma cara de teste para o que agora efetivamente acontecerá, e é o sinal que faltava para mostrar a necessidade da Globo em fazer frente ao "Balanço Geral" da Record e ao "Jornal do SBT: Rio" no por este que vos fala denominado "tiroteio televisivo da hora do almoço" na Cidade Maravilhosa, onde as três emissoras dividem em três terços quase iguais a audiência.

Apertos automobilísticos
A presepada no GP da Coreia do Sul bagunçou demais a vida da TV Globo e das rádios transmissoras. A Globo abriu sua transmissão às 3h45 e teve que enrolar até não poder mais nas duas horas antes do efetivo começo da corrida, às 5h40. Com sucessivas entradas do carro-madrinha aumentando o tempo das voltas, chegou uma hora que bateu pânico em quem? Nas três rádios que transmitem a F-1. E foi justificado o pânico, pois a corrida terminou a menos de dois minutos (!!!) do Horário Político. Globo e CBN acabaram sua transmissão ali mesmo, passando para as programações normais de cada uma. A Jovem Pan esticou o pós-corrida até pouquinho depois das 7h20, ligando direto pro "Domingo Esporte". E BandNews FM e Bandeirantes esticaram o pós-corrida até 7h30. Internet, TVs pagas e telefonia móvel salvaram as três.

E não ficou apenas nisso
O rebuliço para as três não ficou apenas nisso. Programas não-esportivos da TV Globo e das rádios foram afetados. Mas como isso não diz respeito a este "PM", mais sobre essa virada de pernas para o ar estão convidados a ler é na "24 Horas" de hoje, no tópico "Banalidades Diversas". E não foi pouco o rebuliço...

Condenavelmente reprovável
Deu confusão após Corinthians x Palmeiras. Equipamentos da RedeTV! no Pacaembu foram quebrados, relatou no Twitter o diretor Terence Paiva. Também no Twitter, a repórter Gabriela Pasqualin relatou ter sofrido um roxo enorme na perna em confusão envolvendo torcedores palmeirenses. De lambuja, quando alguns jornalistas saíram correndo para evitar que fossem atingidos no arremesso de copos com urina, pedras e até uma grade de ralo por parte dos vândalos, o presidente corintiano Andrés Sanchez disse, em tom de brincadeira: "nesse aí pode jogar" (fonte: GloboEsporte.com, Diego Ribeiro e Leandro Canônico). Sem comentários!!!

Reprovavelmente condenável
Ainda no Twitter, Nivaldo de Cillo - um dos repórteres da Bandeirantes em Atlético Paranaense x Fluminense - registrou que alguns torcedores rubro-negros cuspiram em repórteres de fora do Paraná, deixando claro que não foi atingido (mas que uma das cusparadas passou perto) e que são raros os agressores, fazendo questão de ressaltar a bonita festa da gente atleticana, apesar de uns que outros que saíram da linha. Também registrou que um colega repórter foi atingido por uma pilha. Barbaridade...

Quem explica?
Só para pegar carona: repórteres que trabalharam no Gre-Nal estavam irritados ontem durante o clássico, já que a Federação Gaúcha de Futebol não lhes deixou entrevistar os jogadores do Internacional na saída de campo, uma legítima "blindagem".

Mais espaço, por favor
Para facilitar a transmissão da final do Grand Prix de Futsal pela TV Globo, uma parte das cadeiras reservadas para a imprensa - que compareceu em bom número - foi inutilizada (fonte: UOL Esporte, Renan Prates). Equipe completa em Anápolis, coube ao Rogério Corrêa a narração.

Brasileirão na TV aberta
Jogos da tarde feitos do estúdio, mesmo Atlético Paranaense x Fluminense na Globo. Luís Roberto, mais cedo, narrou o compacto da Stock Car em Santa Cruz do Sul.

Transmissão do estúdio
Cléber Machado se perdeu no primeiro gol do Ceará sobre o São Paulo, inicialmente achando que fora anulado por ver Rogério Ceni reclamando de uma infração, mas depois continuando a narração. Isso que o áudio-ambiente não detectou nenhum apito do árbitro indicando infração. Antes, no gol anulado dos paulistas, ele mandou ver na narração e só parou quando um dos repórteres, não percebi se o Allyson Oliveira ou o Ivan Moré, avisou duas vezes da marcação de impedimento. A propósito: e a música genérica pros gols do Vozão, quem é que explica? Será o Benedito (Ruy Barbosa) que a Globo não tem uma versão mid do hino do Ceará? Falha feia essa.

O grande assunto da hora
Record vai pleitear ao Clube dos 13 o lançamento de um edital de concorrência para as TVs interessadas em transmitir o Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014, pedindo a criação de regras para evitar favorecimento seja a quem for. Membros da Record já deverão fazer contato com o C13 nesta semana para fazer a proposta, uma das maneiras de estreitar laços com a entidade (fonte: Eduardo Ohata e Bernardo Itri, "Painel FC" da Folha de S.Paulo).

Parla, Corleone
Entre assuntos de entrevista para o "Esporte Fantástico" da Record, visível aqui, Eurico Miranda falou dessa perda da cláusula de preferência para a Globo na renovação do Brasileirão e afirmou que a emissora domina o esporte no Brasil ao comprar os direitos e influir diretamente na eleição de federações, confederações e até clubes.

Patrícia curtiu o Pedro
Novo quadro do "Esporte Espetacular" apresentado por Pedro Bial, o "Personagem da Semana" ganhou "Nota 10" da Patrícia Kogut em O Globo por, segundo ela, ter formato criativo e divertido, que revela uma vez mais a versatilidade do jornalista, apresentador e poeta.

Falando no "EE"...
...programa de ontem mostrou o lado maratonista dos repórteres Eric Faria e Carol Barcellos, que participaram do revezamento de 600 km de São Paulo até o Rio de Janeiro desde o último meio de semana. Portanto, não se surpreendam se estas duas facetas conhecidas da reportagem global correrem a próxima São Silvestre... (risos)

Carimbador retornando?
Oscar Roberto Godoi fez uma visita de cortesia à Bandeirantes na semana passada. Diriam nos bastidores da emissora que ele poderia regressar, já que estaria superada a saída tumultuada em Fevereiro do ano passado (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Ampliando a audiência
A partir de Novembro, a programação de esportes da RedeTV! será assistida em qualquer lugar do mundo pelo iPhone e pelo iPad. A emissora mostrará toda sua grade ao vivo por estas plataformas, exceção a algumas atrações para as quais não há os direitos de exibição nas referidas, caso dos campeonatos internacionais de futebol (fonte: Keila Jimenez, "Outro Canal" da Folha de S.Paulo). Logo, sem Italiano, Inglês e Liga Europa, mas com Série B, automobilismo, resenhas e debates no iPhone e iPad.

Próximo fixo ou não?
Âncora da Rádio Transamérica de São Paulo, Thomaz Rafael comentou Chelsea x Wolverhampton no sábado como convidado especial.

Orgulho do titio
Um sobrinho de Marcelo Bianconi jogou ontem pelo Palmeiras, contra o Corinthians, pela Copa Sub-23 da Traffic: o centroavante Miguel (fonte: Twitter da Juliana Cabral).

10h é tão ruim quanto 22h
A TV Brasil inegavelmente merece os parabéns pela ideia de transmitir as finais da Série C do Brasileirão, isso é fato consumado. Mas merece uma crítica pelo horário da exibição de domingo. Pra quê 10 da manhã, puxa vida? Resultado: Paysandu x Salgueiro e ABC x Águia disputados às 9h no horário do sol, sob calorão pelos lados do Norte e Nordeste. Até onde eu sei e imagino, a TV Brasil não tem grade "engessada" igual à Globo, que põe futebol às 22h por causa da novela. Custaria arranjar qualquer outro horário que não esse? "Ah, 16h não dá por causa da Globo e da Band". Bota às 18h30, então. Seria melhor climaticamente e em faixa exclusiva de bola rolando.

Meu televisor é dos antigos
Parma x Roma foi visto de maneiras diferentes: a ESPN mostrou a imagem em 16:9 com as tarjas pretas em cima e embaixo, mas acomodando a imagem completa no 4:3; já o Sportv preferiu encher o 4:3, seguindo o expediente normal do Campeonato Italiano (o que faz o GC do placar não aparecer inteiro neste formato).

Nossas almas em festa saúdam
Presente aos pampas para o Gre-Nal, a equipe da ESPN Brasil formada pelo repórter Vinícius Nicoletti e o câmera Marcelo Santos foram ao Juventude gravar uma matéria sobre o clube de Caxias do Sul, ali entrevistando o técnico Valmir Louruz e o atacante Fernando, dois personagens da conquista da Copa do Brasil de 1999. A reportagem mostrará a trajetória da equipe da ascensão à Série A até a queda pra Série D, e deverá ser exibida nesta semana (fonte: site do Juventude).

Terça-feira
O "Encontro de Craques" de amanhã, 22h, no BandSports fará um especial de tributo aos debates de futebol e seus apresentadores. Programa será no 1º Street Studio do Brasil, em São Paulo, e é realizado em conjunto com a ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de S.Paulo).

Novo programa
Mauro Beting começa nova atração no BandSports esta semana: "Resenha", às 21h, que terá entrevista com Cafu na edição de estreia. Será o quarto programa dele no canal, onde já comanda o "Propaganda Futebol Clube" e o "Beting & Beting", além de agora estar no "Por Dentro da Bola" semanal de domingo à noite.

Onde fui amarrar meu burrico!
Realmente Téo José não narrou o GP da Coreia do Sul pela Rádio Jovem Pan, detido que esteve no Boi Manaus pela Band (sexta e ontem só pro Amazonas, anteontem em rede nacional). Márcio Spímpolo transmitiu a corrida. No Twitter, ele brincou com a bronca que foi cobrir esse GP: "se chover Sheila Mello, cai o Jacaré no meu colo".

Outro que estará na São Silvestre
Ricardo Capriotti, da Rádio Bandeirantes e BandSports, também estava no desafio SP/RJ dos 600 km.

Caixa! Gol, gol, gol, gol, gol, gol, gol!
Saldo final do clássico mineiro na divisão de narradores da Rádio Itatiaia: Mário Henrique, 3 gols do Galo e 1 da Raposa; Alberto Rodrigues, 2 da Raposa e 1 do Galo.

Interrompemos nossa programação...
Mais uma vez a Série C não foi transmitida até o fim pelo rádio na manhã de domingo. Já senti que daria bronca quando ABC x Águia começou somente às 10h07 (Brasília). E deu mesmo, tanto que o gol de honra dos paraenses não pôde ser transmitido pois foi às 12h02, quando já rolava o falatório dos presidenciáveis.

Defendeu, é isso; criticou, é aquilo?
Post polêmico do Twitter do jornalista Ilgo Wink, ex-Correio do Povo e atualmente participante do "Cadeira Cativa" na Ulbra TV: se alguém quisesse saber a cor de cada cronista esportivo gaúcho, bastaria ver quem defendia Carlos Simon apitando o Gre-Nal e quem não o queria no clássico. Não foi meio exagerado isso, não?

Diz-que-me-diz
Uma polêmica do fim de semana foi relativa à declaração do Roberto Carlos sobre o Mundial de Clubes de 2000, no "Bola da Vez" da ESPN Brasil. Sábado, em sessão de Twitcam na concentração do Corinthians promovida por Ronaldo Nazário, o lateral esquerdo chamou de "tonto", "jegue" e "safado" o jornalista do GloboEsporte.com que publicou matéria sobre o uso do termo "Mundialito" (como que de maneira depreciativa) na entrevista. Bom, é muito extensa a história, então busquem mais e melhores boazinhas dela tanto em matéria do GloboEsporte.com quanto em série de posts de ontem no Twitter do Paulo Vinícius Coelho.

Nenhum comentário: