WEB RADIO DE RIBEIRÃO BONITO AO VIVO. ISSO É RADIO !!!!!!!!!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Simon confirma que a Globo o quer









PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

por edu cesar


Há algum tempo, correm rumores de Carlos Simon comentar arbitragem na Globo em 2011, após pendurar o apito. Milton Neves soltou essa informação, Flávio Ricco também. Hoje vem a confirmação. Ontem, o árbitro do Gre-Nal deste domingo foi ao 1.075 da Avenida Ipiranga gravar entrevista para o programa de Paulo Roberto Falcão na Rádio Gaúcha, entrevista que vai ao ar às 13h de amanhã. No bar da redação de Zero Hora (o mesmo prédio abriga jornal, rádio e ClicRBS), Simon conversou com o repórter Diogo Olivier. No meio da conversa, surgiu o nome da "grande emissora do centro do país" da qual seria comentarista. E como o árbitro não pediu segredo, o Diogo publicou o que ouviu: Simon conversou com Luiz Fernando Lima, diretor de esportes da Rede Globo. Ficou de responder pois também foi convidado pela FIFA para ser seu instrutor, então analisa as duas propostas. Agora fazem sentido as várias considerações elogiosas ao apitante gaúcho nas transmissões que vários leitores tem relatado há algum tempo...

Duas ainda sobre o fim da cláusula de preferência
A primeira é do Lauro Jardim no "Radar Online" de Veja: representantes da Globo comemoraram o acordo fechado entre ela, CADE e Clube dos 13, com direito a abraços efusivos em um corredor do conselho. Motivo para alegria, mesmo que agora a emissora não possa mais cobrir o lance das concorrentes para levar o Campeonato Brasileiro: com o acordo, a Globo escapou de tomar uma multa milionária por prática anticoncorrencial. A segunda é da Keila Jimenez na "Outro Canal" da Folha de S.Paulo: com a decisão do CADE, já tem clubes esperando a Record tombar um caminhão de dinheiro em sua porta para a compra do Brasileiro entre 12 e 14. Aliás, Record que - evidentemente - destacou o assunto em seus noticiários, vide reportagem do Bruno Piccinato exibida ontem.

Tentou mudar e não conseguiu
Ceará x São Paulo, jogo de Globo e Band para SP neste domingo, está mantido para 16h (Brasília). O São Paulo tentou a alteração para 18h30 para não ter que jogar às 15h no horário do sol, devido ao forte calor na Região Nordeste. Evidentemente, não foi atendido até pelas desavenças com a CBF, embora a queixa seja precedente.

Sugestão sem chance de ser
Agora, com todo o perdão, mas foi cômica a sugestão do vice-presidente de futebol são paulino Carlos Augusto de Barros e Silva: que, em sendo alterado o horário da partida do seu time, a TV aberta mostrar Corinthians x Palmeiras. Ha, ha, ha... Evidentemente que assim não seria, até pelo que destacado foi neste PB anteontem, do limite de 6 jogos para a praça (3 já exibidos e o quarto na próxima quarta, Flamengo x Corinthians para o Rio, sobrando duas para as rodadas finais em caso de jogo do título precisar passar na praça). Contudo, todavia, entretanto, haveria sim outra alternativa que não o derby: Santos x Grêmio Prudente. Talvez tivessem optado pelo Tricolor pois tá brabo do Peixe passar para SP - descontados clássicos e partidas em fases finais, como foi no Paulista e na Copa do Brasil. Só ficam nos três paulistanos.

Porém...
...sabe que por um triz até que a alternativa do Leco, do derby para Sampa, quase ganhou viabilidade? Li no GloboEsporte.com que o Flamengo chegou a cogitar mandar a partida de quarta que vem, contra o Corinthians, no Nordeste por logística (permanecer a semana toda na região já que, no outro domingo, será ele o adversário do Ceará no Castelão). Se assim acontecesse não haveria necessidade de liberação para a praça pois o clássico passaria normalmente tanto para RJ quanto para SP, podendo ser enviada pra Verdes Mares um dos dois confrontos brasileiros da Copa Sul-Americana. A brecha para quarta exibição direta para a praça ficaria aberta para uso do derby paulistano de depois de amanhã. Só que o Mengão desistiu de jogar no Nordeste e mandará no Rio mesmo, assim mantida a exibição direta pros cariocas...

Afogando em números
Palmeiras x Universitário de Sucre é o que se pode chamar de "desastre" em termos de "Ipobre". Em Sampa City, marcou 18 pontos para a Globo e 4 (pico de 6) para a Bandeirantes - nesta, índice menor que os 5 pontos (pico de 8) em Barcelona x Copenhagen (fonte: Máquina do Esporte). Sim, claro, o apagão de meia hora na Arena Barueri que fez o jogo acabar aos 30 minutos da quinta-feira (Brasília) afetou diretamente. Só que o apagão ocorreu na pior hora possível: por volta das 23h, quando a Record começou a exibir "A Fazenda". Resultado: esta ganhou por 18 a 16 no confronto direto (fonte: Alberto Pereira Jr., "Zapping" do Agora S.Paulo). E não foi só em São Paulo que os peões bateram a Sul-Americana. Aqui em Porto Alegre, a Record venceu a RBS por 32% a 31% na participação (fonte: Coletiva.net).

Sábado de fazer história
A transmissão de Coritiba x Paraná, neste sábado, será histórica para a RPC TV: a primeira transmissão regional em alta definição da televisão paranaense. Já foram exibidas partidas em AD no Estado, mas nacionais via Globo e Bandeirantes. Feita no Paraná mesmo, será a primeira. Não será algo habitual devido aos custos bem elevados em relação às coberturas normais, mas a iniciativa é válida até porque faz parte da comemoração dos 50 anos da RPC TV (completados no próximo dia 29).

Para a gauchada
Domingo, a TVCOM fará um pré-jogo especial do Gre-Nal até momentos antes de seu início, às 18h30. Após o último apito, começa o pós-jogo até 21h, seguido de compacto de meia hora e encerrando com o "Bate Bola" de repercussão do clássico (fonte: Twitter do Gustavo Manhago).

Tem que subir
Alto comando da RedeTV! estaria discutindo estratégias para aumentar a audiência das transmissões dos Campeonatos Italiano e Inglês, cujo retorno estaria bem abaixo do esperado e, por isso, a ordem seria descobrir rapidamente onde e o que está pegando (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Conterrânea ganhando o Brasil
Com direito a anúncio do Terence Paiva no Twitter: a partir de Novembro, reportagem esportiva da RedeTV! será reforçada por Roberta Gabardo, da TV Pampa (onde cobre jogos e apresenta o bloco esportivo do "Pampa Meio-Dia"). Ela já fez alguns trabalhos para a rede nacional, como um estágio de algumas semanas em Abril e algumas transmissões de automobilismo de provas realizadas aqui no Rio Grande do Sul. Mais uma que reforça o lado "belezoca" do departamento junto de Paloma Tocci, Gabriela Pasqualin, Cristina Lyra e patota associada. E explicando o título da notinha: em 2007, La Gabardo quase brilhou na tela da Bandeirantes como Miss RS (competiu por Lajeado), mas foi uma das vencidas no final por Natália Anderle. No ano seguinte ela começou a fazer coberturas esportivas pela Pampa. Votos de tudo de bom pra ela!

Outro atraso
Esse Grand Prix de Futsal ainda vai arrumar encrenca pra televisão até a finalíssima. Segunda passada, as goteiras no ginásio fizeram Brasil x Costa Rica começar tão atrasado que passaram o segundo tempo no Sportv2 pois acontecido na hora do "Bem, Amigos!". E ontem, a quarta-de-final contra a Itália começou com atraso em 40 minutos. Resultado: o final foi pouquinho além de 20h15, por isso Daniel Pereira mal se despediu mais rápido que Papa Léguas fugindo do Coiote e, quase em seguida, abriram Avaí x Emelec (iniciado com 4 minutos de atraso). Some a isso o gol equatoriano logo no primeiro minuto, resultado: primeiro chamado do Luiz Ademar pelo Linhares Jr. não foi nem para projetar o jogo e sim comentar um gol direto de cara. Os repórteres Edmilson Ortiz e Ivan Andrade só falaram depois de uns 7 minutos.

Porém, contudo, todavia, entretanto...
...mas já pensou se domingo a decisão - que passará na Globo, no "Esporte Espetacular" - tem seu começo atrasado e o jogo vai para a prorrogação, passando raspando das 13h? Claro, absurda demais a hipótese pois a bola rolará às 10h e o Brasil dificilmente joga prorrogação. Mas na zica que tá esse Grand Prix, não duvido de nada...

Não sou eu
André Rizek desmentiu no Twitter que tenha sido ele o jornalista de quem Muricy Ramalho reclamou no "Bem, Amigos!", afirmando que se dão bem. Qual seria, então?

Está regressando
Pela grade enviada, será às 23h deste domingo o retorno do "Por Dentro da Bola" naquela nova fase aqui destacada há alguns dias, com uma hora de duração e time composto por Ricardo Capriotti, Fábio Piperno, Mauro Beting e Sérgio Patrick. Uma boa pelo horário diferenciado e participantes bem escolhidos.

Rádio de São Paulo
Boazinhas via Anderson Cheni. A primeira: João Palomino assumiu ontem a direção da Eldorado/ESPN, que manteve em sua equipe o repórter Flávio Ortega, que havia recebido convite do Sistema Globo de Rádio. E a segunda: aconteceu ontem uma reunião da equipe paulista da Globo com o novo gerente esportivo, Gilmar Ferreira, onde teve apresentação do mesmo e foram discutidas a audiência do esporte e planejamento para final do ano e futuros eventos. Diretamente com o coordenador Osvaldo Pascoal foram discutidas a contratação de um ou dois comentaristas para a Globo e de um repórter para a CBN.

Hmmm... aaaaiiii... uuuuhhhh...
Do blog do Felipe Motta, da Rádio Jovem Pan: periodistas da Fórmula 1 que estão na Coreia do Sul para o GP deste fim de semana já acumulam em poucas horas muitas histórias hilárias para contar. Tudo porque todos eles estão sabem onde? Em... motéis. E motéis de nomes sugestivos, como Charmant, Women's Plaza, Adão e Eva e o que mais vier à tua cabeça. Algumas dessas histórias: ao lado da cama do Felipe estão várias camisinhas, nenhuma delas usada pelo próprio; em seu quarto, deixaram a pasta de dente e um chinelo do cliente anterior; uma repórter de TV da Catalunha encontrou em seu quarto um lençol manchado, não se sabe se por sabão a mais por parte da lavanderia ou... (deixa assim); e um editor da TV Globo nem conseguiu dormir direito pois a vizinha do quarto gemeu de prazer até não poder mais (hahaha!!!).

Momento tribunal
Comentarista de arbitragem da Rádio Transamérica, Oscar Roberto Godoi, perdeu ação contra a revista Veja e o jornalista Maurício Cardoso, onde pedia indenização por reportagem publicada em 1997 sobre um esquema de fraudes na arbitragem arquitetado pelo então diretor do setor, Ivens Mendes. É que em um dos grampos da Polícia Federal no telefone de Ivens, este prometia a Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético Paranaense, conversar com o então árbitro Godoi para "ajudar o Atlético" numa partida da Copa do Brasil. A matéria de Veja era ilustrada com foto do Oscar, que disse ao repórter que era inocente. 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de SP julgou que a restrição à cobertura jornalística deve ser afastada e que é necessária a manutenção do direito à informação (fonte: Consultor Jurídico, Mariana Ghirello).

Rádio do Rio de Janeiro
Adendo do conviva Marcus Rovani Prado Maglioni: além da Tamoio, outra emissora a transmitir Palmeiras x Universitário de Sucre foi a Fluminense.

Saída na serra gaúcha
Gladir Azambuja não é mais da Rádio Caxias. Narrador da emissora há 6 anos e atuante em Caxias do Sul há 8, tendo passado também pela Rádio Universidade e UCS TV (e, aqui em Porto Alegre, ex-Rádio Guaíba), sai da Caxias por opção própria para buscar novos rumos profissionais. Que ele tenha boas novas em breve!

Periódico debatendo
Folha de S.Paulo promove logo mais, às 15h, um debate sobre o andamento das obras para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Entre os participantes estará seu colunista Juca Kfouri, com mediação do editor de esportes José Henrique Mariante. Debate será no auditório da sede da Folha, na Al. Barão de Limeira, 425, 9º andar.

por edu cesar
www.papodebola.com.br

Nenhum comentário: