WEB RADIO DE RIBEIRÃO BONITO AO VIVO. ISSO É RADIO !!!!!!!!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ESPORTE


PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva



POR EDU CESAR
www.papodebola.com.br


Queixa clássica

Ontem havia no Twitter um catatau de pessoas chiando demais que São Paulo x Santos estava passando apenas no PFC e não no Sportv. Não entendi o motivo das queixas, já que é sabido que os jogos não passam direto para o local e sim apenas no pay-per-view - salvo uma que outra vez que a Globo abre para a praça (e quase todas envolvendo clássicos paulistas, talvez mal habituando o povo bandeirante a ponto de queixas como a de ontem). Quanto ao Sportv, nele não há abertura de sinal para a praça. Desde o ano passado, o Estado onde acontece a partida transmitida não vê outro jogo ao vivo e sim uma reprise. Não vale apenas para SP, como foi ontem. É com qualquer Estado, vide o RJ no sábado, que assistiu a reprise de Vasco x Corinthians enquanto todo o país recebia Flamengo x Internacional. Não é um expediente com o qual eu concorde, muito ao contrário. Mas não é algo novo, achei que o pessoal já estivesse a par disso. Aqui no PB, pelo menos, isso é sabido de longa data.

O que causou tal manifestação foi uma queixa do apresentador do "CQC", Marcelo Tas, que estava uma arara por não receber o San-São direto e afirmou que estava vendo o clássico por esses por mim denominados "gatonet" (os sinais de Internet). Passei a ele um adendo nesse sentido que expliquei acima, concluindo assim: "é uma tática para forçar a compra do pay-per-view". Milton Leite, do Sportv, pegou carona no meu tweet e fez o adendo sobre isso acontecer por exigência dos clubes colocada em contrato e válida até o ano que vem, quando acaba o referido. O Tas respondeu a mim e ao Lord e, quando eu vi, tanto pipocou seguidores a mais só por causa disso quanto "mentions" e mais "mentions" das quais não consegui dar conta - e sou daqueles que procura responder quase todos os tweets, por consideração ao pessoal. Mas ontem não deu para fazê-lo a pleno.

Não é que as pessoas devam saber tudo de tudo sobre tudo, nem quero ensinar nada a ninguém pois eu é que tenho muito de aprender com tanta gente mais vivida e sabida do que eu. Eu só não entendi tal inconformismo nem digo do Marcelo Tas, mas de tanta gente pelo San-São não passar no Sportv para SP. Era só saber que este era o jogo transmitido ontem pelo canal e atentar para o expediente - repriso, válido não apenas para SP, mas para qualquer praça do Brasil onde a partida seja realizada - válido desde o ano passado para a Série A de reprise para o Estado da partida transmitida no lugar de um jogo-praça (o que ainda acontece na Série B). Mal comparando, foi igual a, também em 2009, o Luciano Huck reclamar no Twitter que um jogo do Corinthians num domingo não estava passando na Globo. Mas como passaria, se era em São Paulo e às 18h30, logo, sem sequer Sportv, apenas PFC? Sei disso tudo, claro, por lidar com esses leros há 7 anos. Mas não é nada que não desse pra se saber.

Eles estavam lá
Atlético Goianiense x Vasco sem tubo, transmissão do estádio nas duas abertas. Mas houve conveniências para tanto: na Bandeirantes, Téo José residir em Goiânia (Edmundo viajou para estar com ele no Serra Dourada); e na Globo, Luís Roberto narrar de manhã Brasil x República Tcheca, pelo Grand Prix de Futsal, em Anápolis.

Ops! Jogo errado!
Só acredito porque vi por mim mesmo: a RBS TV aqui de Porto Alegre cometeu um belo descuido técnico na abertura do futebol. Guarani x Corinthians foi a partida dela e da Band, só que, quando percebo, me aparece Goiânia na tela e o "Deputado" falando. 20 segundos depois, corrigiram a gafe e puseram as imagens desde Campinas.

Ela está voltando
Será dia 7 do mês que vem, no "Esporte Espetacular" especial do GP do Brasil de Fórmula 1, a volta da Glenda Kozlowski ao terreno habitual (fonte: Twitter da própria).

Afogando em números I
Site da Globo Nordeste informa: em Setembro, as partidas da Série B aos sábados registraram 15 pontos e 44% de participação no Recife, enquanto as pelejas das quartas-feiras tiveram 20 pontos e 45% de participação, com as de domingo marcando 14 pontos e 39% de participação. Bem baixo esse índice dominical, não?

Inimigo n° 1 do esporte?
Entrevistado pela Keila Jimenez, da "Outro Canal" da Folha de S.Paulo, sobre sua troca pelo SBT e perguntado sobre uma brincadeira de que um sapo enterrado - uma mandinga - na Bandeirantes faria alguns artistas não emplacarem nela, o animador Raul Gil disse achar que a emissora estava mais voltada para o esporte e se arrependeu, pois trocavam seu programa por vôlei, Fórmula Indy e daí pra fora, e que um dia acabaria substituído por uma corrida de minhocas. Essa resposta ajudaria a entender um pouco o fato da Record (quando nela estava o Raul) nunca exibir aquelas rodadas excepcionais de sábado do Paulistão e do Brasileirão?

Mais um garantido
Assim como no torneio delas, também o Mundial de Vôlei delas passará na Band, com Nivaldo Prieto narrando e Toaldo comentando, além de uma surpresa prometida pelo narrador (fonte: Twitter do mesmo) - que, a julgar algumas trocas de tweets, deduzo, suspeito, presumo, imagino que seja a ex-jogadora Ana Moser.

Deu chabu de novo, é?*
Se no sábado anterior problemas técnicos afetaram a exibição de Salgueiro x Paysandu pela TV Brasil para Norte e Nordeste, desta vez o mesmo se repetiu com Águia x ABC no último sábado. Assim, a TVU do Rio Grande do Norte não pôde mostrar a partida e isso frustrou muitos torcedores que ligaram nela para acompanhar o jogo.
*Com dica do conviva Michael Pontes

Afogando em números II
Exibido à 1h de sábado para domingo devido à entrada do Horário de Verão, "UFC Sem Limites" rendeu 3,1 pontos pra RedeTV! em Sampa (fonte: Twitter do Éder Reis).

Novidade esta tarde
Logo mais, 15h, o Esporte Interativo estreia o "Marca Brasil", programa feito em parceria com a versão brasileira do periódico esportivo espanhol (antigo Marca Campeão). Será um diário informativo de uma hora, com assuntos abordados como se fossem páginas do jornal e artes fazendo referência a imagens impressas. A apresentação será de Alexandre Gimenez, do próprio EI, com participação de dois jornalistas do Marca Brasil direto da redação impressa (fonte: Fábio Medeiros). Mais uma opção para as tardes. Beleza!

Se assim foi, é dose pra mamute
Nesse lero todo do pay-per-view destacado no "abre" de hoje, que mobilizou o Twitter por alguns minutos, um seguidor me disse que a Net de Curitiba não abriu canal para São Paulo x Santos - logo, deixando na mão os assinantes curitibanos do PFC. Algum leitor de Curitiba confirma isso do San-São fora do PPV da Net?

Vai um sashimi aí?
Equipe do Sportv no Mundial Feminino de Vôlei, no Japão, será Sérgio Maurício, Marco Freitas e Fernando Saraiva (fonte: Esporte e Mídia, Ribamar Xavier).

Ele vive grande fase
Comentarista Leonardo Bertozzi, mesmo na ESPN Brasil desde o ano passado, ainda não tinha blog no site do canal. Agora tem. E é acessível aqui. Taí um cidadão que vive um grande momento: comentando na TV e na rádio em jogos e programas, tá em Madrid para esse Real x Milan, seu Cruzeiro lidera o Brasileiro (hahahaha)...

Quem procura acha
Vejam aqui uma participação de Juca Kfouri no "Procurando Quem", programa de entrevistas do Canal Brasil. Tem até foto dele jogando futebol nos primórdios, é mole?

Apelando pra região metropolitana*
Nova Difusora de Osasco foi a única AM da Grande São Paulo a transmitir Palmeiras x Ceará, já que as 10 principais paulistanas foram no San-São (e se deram bem).
*Com dica do seguidor twitteiro Danilo Almeida

Voz nova no SGR
Está chegando repórter novo ao Sistema Globo de Rádio: Rafael Araújo, egresso da Rádio Brasil e ex-Manchete, Grande Rio e Carioca. A Brasil procura um substituto e seriam especulados Diego Tirre, da Tamoio, e Gustavo Henrique, ex-Tupi e hoje assessor de imprensa. A Globo teria tentado contratar Marco Vasconcelos, da Tupi, mas esta cobriu a proposta da inimiga ferrenha (fonte: Rádio de Verdade). Falta saber se o Rafael atuará na Globo, na CBN ou nas duas.

Mais uma premiação
Do Twitter do Eraldo Leite: vem aí o Prêmio João Saldanha de Jornalismo Esportivo, iniciativa da ACERJ (Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro) para premiar os melhores trabalhos de 2010 em rádio, jornal, TV, Internet, literatura e Interior. A comissão organizadora é integrada por Roberto Garófalo, Álvaro Oliveira Filho, João Máximo, José Rezende e Arcírio Gouvea Neto. Premiação será em Março do ano que vem, no salão do Botafogo, em General Severiano.

A única, e ainda por cima prejudicada*
Jornal foi a única rádio do Recife a transmitir Paysandu x Salgueiro, tubo total. Não teve grito de "subiu!" no final da partida pois a transmissão acabou forçosamente antes do último apito. É que o jogo acabou às 12h02, quando já rolava o Horário Político no rádio... Já pensou se sai gol justamente nestes dois minutos?
*Com dica do conviva Alexandre Buarque

Momento Raridade Rara
A partir de hoje esta seção também está na "Rádio PB", entrando volta e meia, sem dias pré-definidos. O primeiro podcast versão "Raridade Rara" eu dediquei ao rádio aqui do Rio Grande do Sul, com alguns momentos especiais tanto com gente daqui quanto com gente que passou por aqui ou mesmo gente daqui que foi para fora. Separei cinco momentos: Willy Gonser narrando um gol do Inter em Gre-Nal em 1974 pela Gaúcha; Marco Antônio Pereira transmitindo o gol da Argentina sobre o Brasil na Copa de 1990 pela Guaíba; Débora de Oliveira reportando um Inter x Santos para a Bandeirantes de São Paulo em 2004; a estreia, na mesma emissora, de Alexandre Praetzel em 2007, explicando à audiência paulista seu lanche preferido (por minha causa); e a abertura da última transmissão de futebol da Pampa, no mesmo 2007. Ouçam aqui!

fonte : papo de bola
http://www.papodebola.com.br/

Nenhum comentário: